quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Windows Server 2008


Visão Geral do Windows Server

O Windows Server é a plataforma ideal para construção de uma infra-estruturara de aplicações conectadas, redes e Web Services, do grupo de trabalho ao datacenter. Com este sistema operacional você pode desenvolver, fornecer e gerenciar experiências e aplicações ricas para os usuários, fornecer uma infraestrutura de rede altamente segura, aumentar a eficiência da tecnologia e o valor de sua organização.

Windows Server 2008 é um sistema operacional de servidores da Mircrosoft, desenvolvido como sucessor do Windows Server 2008.

O Microsoft Windows Server 2008 é a próxima geração do sistema operacional Windows Server, que ajudará os profissionais de tecnologia da informação (TI) a maximizar o controle sobre suas infra-estruturas, enquanto fornece capacidades de gerenciamento e disponibilidade sem precedentes, proporcionado um ambiente de servidor significantemente mais seguro, confiável e robusto do que nunca. O Windows Server 2008 agregará novos valores à organização, assegurando que todos os usuários, independentemente da localização, sejam capazes de obter todos os complementos de serviços a partir da rede. O Windows Server 2008 também fornecerá profunda compreensão do sistema operacional e capacidades de diagnósticos para permitir que os administradores gastem mais tempo agregando valor corporativo.



Melhorias no Sistema Operacional Windows Server

Além das novas funcionalidades, o Windows Server 2008 fornecerá grande melhoria ao sistema operacional base, se comparado ao Windows Server 2003. Dentre as melhorias destacam-se o subsistema de rede, os recursos avançados de segurança, o acesso remoto de aplicações, o gerenciamento centralizado de função de servidor, as ferramentas de monitoramento de confiabilidade e desempenho, o clustering failover, a implantação e o sistema de arquivos. Estas melhorias e muitas outras ajudam a organizações a maximizar a flexibilidade, a disponibilidade e o controle de seus servidores.

 

Instalação do Windows Server 2008

Uma das grandes novidades no Windows Server 2008 é a facilidade de instalação do sistema operacional. Durante a instalação é solicitado o mínimo de informações e as demais configurações são realizadas somente após a instalação do Windows Server 2008, através de um assistente chamado Initial Configuration Tasks. Esse assistente é aberto automaticamente após a conclusão da instalação do Windows Server 2008.

No Windows Server2003, ainstalação e a administração eram mais complexas e possuíam as seguintes fases/ferramentas: Windows 2003 Server Setup, Security Updates, Manage your Server, Configure your Server Wizard, Windows Components, Computer Management, Security Configuration Wizard.

Já no Windows Server 2008 tudo ficou mais simples. A instalação possui apenas 3 fases, que são:

Operating System Setup - aqui inserimos o product key do Windows.

Initial Configuration Tasks - aqui definimos as configurações básicas do Windows Server 2008, como por exemplo, nome do servidor, endereço IP, time zone, senha da conta de administrador, configurações de rede, etc.

Server Manager - nesse novo console adicionamos ou removemos e administramos as roles (papéis) que o servidor suportará.

Um novo conceito interessante no Windows Server 2008 são as Roles (papéis). Através do Server Manager gerenciamos todas as roles que o servidor terá, como por exemplo, DNS Server, Terminal Services, Active Directory Domain Services, e assim por diante.

Outra novidade no Windows Server 2008 é a instalação Server Core. Nesse tipo de instalação, apenas os arquivos, serviços e DLLs necessários são instalados, suportando apenas alguns papéis (roles) de infra-estrutura de rede.

Requisitos de instalação do Windows Server 2008

Seguem abaixo os requisitos mínimos e recomendados para a instalação do Windows Server 2008:

    Memória RAM
    Mínimo: 512 MB (para ambos os tipos de instalação: Server Core e Full).
    Recomendado: 1 GB (para o tipo de instalação Full).
    Configuração ótima: 2 GB ou superior (para o tipo de instalação Full) ou 1 GB (para o tipo de instalação Server Core).
    Máximo (32-bit systems): 4GB (Standard) ou 64GB (Enterprise e Datacenter).
    Máximo (64-bit systems): 32GB (Standard) ou 2TB (Enterprise, Datacenter e sistemas baseados em Itanium).

Processador

    Mínimo: 1 GHz (para o tipo de instalação Full).
    Recomendado: 2 GHz (para o tipo de instalação Full).
    Configuração ótima: 3 GHz ou superior (para o tipo de instalação Full).

Anúncios Google

Disco rígido

    Mínimo: 8 GB (para ambos os tipos de instalação: Server Core e Full).
    Recomendado: 40 GB (para o tipo de instalação Full) ou 8 GB (para o tipo de instalação Server Core).
    Performance: 80 GB (para o tipo de instalação Full) ou 40 GB ou mais (para o tipo de instalação Server Core).

Unidades

    Unidade de DVD-ROM.
    Vídeo
    Super VGA (800 × 600) ou superior.

Outros

    Teclado e Microsoft Mouse ou dispositivo apontador compatível.

Observação:

Computadores com mais de 16 GB de memória RAM precisarão de mais espaço em disco para o arquivo de paginação, hibernação e arquivos de dump.

Versões do Windows Server 2008

    O Windows Server 2008 estará disponível nas seguintes versões:
    Windows Server 2008 Standard.
    Windows Server 2008Enterprise.
    Windows Server 2008 Datacenter Edition.
    Windows Web Server 2008.
    Windows Server 2008 for Itanium-based Systems.





Vantagens e Desvantagem do Windows Server 2008

O Windows Server 2008 foi uma das ferramentas mais importante, imposta pela Empresa Microsoft. O projeto foi feito para ajudar as organizações reduzirem o custo operacional e aumentando as eficiências, ele fornece um controle avançado de recursos para toda a empresa, sem contar na sua eficiência e desempenho, com a redução de eletricidade as empresas já ganham bastante ao adquirir o produto, não estou fazendo propagandas nem mesmo vendendo, mas essa ferrementa ajuda a fornecer melhores capacidades aos escritórios remotos e fornece melhorias aos acessos remotos. A virtualização é um ponto forte para quem deseja reduzir custos com equipamentos e melhoramento na centralização de servidores. Está dica é muito importante para quem deseja gerenciar uma empresa de forma simples, confira as 10 vantagens que tenho nesse momento.

Vantagens no Windows Server 2008



Hardware Poderoso e Recursos de Escalabilidade

O Windows Server 2008 R2 foi projetado para funcionar tão bem ou melhor para a mesma base de hardware que o Windows Server 2008. Além disso, o R2 é o primeiro sistema operacional Windows Server a trabalhar exclusivamente em uma arquitetura de 64 bits.

Consumo de Energia Reduzido

O Windows Server 2008 introduziu uma política de energia 'balanceada', que monitora o nível de utilização dos processadores no servidor e dinamicamente ajusta o estado de desempenho do processador para limitar a energia necessária nas cargas de trabalho. O Windows Server 2008 R2 melhora esse recurso de economia de energia, adicionando o suporte a Core Parking e expandindo as configurações de Diretiva de Grupo orientadas à energia.

Hyper-V™ no Windows Server 2008 R2

O Windows Server 2008 R2 também possui a atualização para a tecnologia de virtualização da Microsoft, o Hyper-V™. O novo Hyper-V™ foi projetado para aumentar o gerenciamento de máquina virtual existente, bem como para tratar os desafios específicos de TI, especialmente em relação à migração de servidor.

Aumento das Eficiências de Gerenciamento de Estação de Trabalho

A maioria do interesse nas soluções de virtualização está no mundo dos servidores. Entretanto, avanços igualmente excitantes estão sendo feitos na virtualização de apresentações, onde o processamento ocorre em um servidor otimizado em capacidade e disponibilidade , enquanto os gráficos, o teclado, o mouse e outras funções de usuário de entrada Entrada/Saída são controladas na estação de trabalho do usuário.

Gerenciamento Mais Fácil e Mais Eficiente do Servidor

Embora o aumento dos recursos do seu sistema operacional seja sempre uma coisa boa, o lado ruim percebido sempre tem sido a carga de trabalho e complexidade adicionais para os gerentes de servidores no dia a dia. O Windows Server 2008 R2 trata especificamente desse problema, com muito trabalho evidente em todos os seus consoles orientados ao gerenciamento. Os recursos dessas ferramentas incluem:

    Melhor gerenciamento e consumo de energia no centro de dados, como evidenciado anteriormente
    Melhor administração remota, incluindo o Gerenciador de Servidor instalável remotamente
    Melhores recursos de gerenciamento de identidade através de Serviços de Domínio do Active Directory e Serviços Federados do Active Directory atualizados e simplificados
    E talvez o mais importante novo recurso de gerenciamento seja…



PowerShell 2.0

O Windows Server 2008 introduziu o PowerShell, um poderoso recurso baseado em linha de comando que permite que os administradores automatizem as tarefas administrativas repetitivas usando scripts command-let (cmdlet). Uma série de cmdlets básicos foram pré-instalados no Windows Server 2008, juntamente com ferramentas básicas necessárias para os administradores criarem seus próprios cmdlets.



Acesso Remoto Onipresente

A mão de obra móvel de hoje está aumentando a exigência sobre a TI para o fornecimento de acesso remoto aos recursos corporativos. Entretanto, o gerenciamento dos computadores remotos é um desafio contínuo, com baixa largura de banda WAN (wide are network) e conexão esporádica e processos de reconexão que dificultam as tarefas mais longas de gerenciamento de estação de trabalho, como as mudanças de Diretivas de Grupo e o patching de atualização.



Melhor Desempenho e Gerenciamento de Escritórios Remotos

Muitas arquiteturas de TI com escritórios remotos têm relativamente baixa largura de banda. O link WAN lento impacta na produtividade dos funcionários do escritório remoto, que esperam para acessar os arquivos da matriz e os custos para a alocação de largura de banda para o escritório remoto pode chegar a até 33% do total dos gastos em TI. Para resolver esse desafio, o Windows Server 2008 R2 introduz um recurso chamado BranchCache™, que reduz a utilização da WAN e melhora a receptividade das aplicações de rede para os trabalhadores dos escritórios remotos.

Melhor Conformidade com as Práticas Recomendadas Estabelecidas

A otimização dos servidores da sua organização para ajudar a assegurar que eles forneçam o mais alto nível de segurança, gerenciabilidade, disponibilidade e desempenho requer que os administradores de TI configurem os servidores de acordo com as práticas recomendadas estabelecidas. Hoje, para a maioria das organizações, o uso das práticas recomendadas para configurar um servidor é um processo manual. Construído com base no sucesso dos Best Practice Analyzers (BPAs) especializados da Microsoft para plataformas como o Exchange Server 2007 e o Microsoft SQL Server® 2008, o Windows Server 2008 R2 contém um Best Practices Analyzer integrado para cada função básica de servidor.





O Mais Robusto Servidor de Aplicação e Web

O Windows Server 2008 R2 inclui muitas atualizações que o tornam a melhor plataforma de aplicação do Windows Server, mas uma das mais importantes é o novo Internet Information Services 7 (IIS 7.0).



Desvantagens no Windows Server 2008

    OSPF removido
    AppleTalk protocolo removido
    NTBackup removido
    Serviços POP3 removido
    NNTP removido
    Post Office Protocol removido



A mais de seis entidades em relação às versões anteriores do software Windows Server foram removidos do Windows Server 2008. Elas podem ser vistas como seis desvantagens para alguns indivíduos, dependendo de como eles estavam indo para usar a nova edição do Windows Server 2008.

WS 2008 é uma linha de servidores de sistemas operacionais para aqueles que vão estar rodando um servidor através de um computador normal. A desvantagem de ter certos elementos ou funções é realmente removido para o cliente ou pessoa de hospedagem no servidor.

Nem todo mundo tem a maioria de tecnologia atualizada. Com determinadas funções removido qualquer site antigo ou entidade a ser hospedado no servidor não pode ser suportado. Ele pode criar um problema em que a pessoa pode precisar as versões mais antigas ou eles vão ter que atualizar. Isto pode não ser uma opção.

Outra desvantagem é o conceito de Hyper-V. Essa nova função do Windows Server 2008 está no significado primeira versão 1.0 quando todas as outras opções já estão um par de gerações dentro Para aqueles que podem usar hypervisor como uma ferramenta de gestão pode ser difícil se houver problemas com o conceito como um inteiro.

Windows Server 2008 também está sendo usada para o mercado de virtualização. Isso significa que você pode usar mundos virtuais como ter um escritório virtual no servidor com esta versão do Windows OS. Dado o conceito relativamente novo dentro do sistema de OS também pode haver problemas com este tipo de hospedagem.



Conclusões

O Windows Server 2008 foi uma das ferramentas mais importante, imposta pela Empresa Microsoft. O projeto foi feito para ajudar as organizações reduzirem o custo operacional e aumentando as eficiências, ele fornece um controle avançado de recursos para toda a empresa, sem contar na sua eficiência e desempenho, com a redução de eletricidade as empresas já ganham bastante ao adquirir o produto, essa ferramenta ajuda a fornecer melhores capacidades aos escritórios remotos e fornece melhorias aos acessos remotos. A virtualização é um ponto forte para quem deseja reduzir custos com equipamentos e melhoramento na centralização de servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário