sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dica para melhorar o desempenho do PC

 
A perda de desempenho num PC com sistema operacional Windows pode estar relacionada ao acúmulo desnecessário de arquivos temporários, a programas que são carregados durante o processo de inicialização do sistema, entradas inconsistentes do registro (principalmente de programas que foram desinstalados, mas que ainda possuem referência no registro), à ausência de atualizações regulares e a desorganização dos arquivos armazenados no HD. Versões de antivírus projetadas para equipamentos com maior capacidade de processamento também pode influenciar no desempenho do seu PC.

Geralmente, o melhor a fazer quando o PC está lento é formatá-lo. Trata-se de uma medida extrema, que pode parecer prática por resolver o problema, porém irá ocultar as causas. Provavelmente em bem pouco tempo você terá que formatar novamente o PC. Já sugestão de diagnosticar quais são os “gargalos”, usando algum aplicativo, é a solução mais técnica, pois procura resolver o problema a partir de um diagnóstico e entendimento do que está ocorrendo. Nesse caso, a formatação ficaria sendo a última alternativa e talvez nem seja necessário fazê-la.
Mas você pode adotar alguns procedimentos na sua rotina, que servem como pequenas manutenções preventivas. Em muitos casos, elas fazem com que o sistema tenha um bom desempenho por muito mais tempo.

- Faça uma limpeza no registro: após a instalação e remoção de programas, alguns deixam “rastros” no registro do sistema. Essas informações inconsistentes podem ocasionar perda de desempenho. Para removê-las, use o RegClean, que é um pequeno programa que auxilia na remoção de entradas inválidas no registro.

- Remova os arquivos temporários: o sistema tende a armazenar temporariamente alguns arquivos após a navegação na internet e instalação de programas. Esses arquivos, após serem usados, devem ser descartados. Para facilitar essa tarefa, você pode usar o CCleaner .

- Desfragmente o disco: com o passar do tempo, arquivos adicionados, manipulados ou removidos do disco tendem a se depositar de forma desordenada nas estruturas do sistema de arquivos. Embora não seja visível, o resultado é a perda de desempenho. O Windows oferece um recurso que desfragmenta o seu disco, chamado “defrag”.
Você pode executá-lo manualmente da seguinte forma: Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco. Você também pode agendar o procedimento. Vale salientar que quando o processo de desfragmentação estiver ativo, o ideal é não usar o PC até que a tarefa esteja concluída.
Remova da inicialização programas desnecessários: determinados programas podem estar sendo carregados junto com o processo de inicialização. Mesmo que você não pretenda usá-los, alguns fica ali parados, apenas consumindo recursos do seu PC.Nesse caso, avalie e deixe disponível no inicializar do Windows somente programas que você irá usar com mais frequência.
Mantenha o sistema atualizado: as atualizações disponibilizadas pelos fabricantes de softwares servem para corrigir eventuais erros de programação, mas também podem conter melhorias nos programas. Por essa razão, essas atualizações são indispensáveis para que o sistema e os programas instalados nele funcionem com o máximo de estabilidade e desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário